sexta-feira, 9 de maio de 2008

2008: Mesmo Time, Outra Perspectiva

Depois de uma das piores temporadas da história o time de Baltimore tem que esquecer e seguir adiante com uma nova mentalidade e com várias peças antigas recuperadas o Ravens pode pensar no que acontecerá daqui pra frente.

2007/08 foi uma temporada a se esquecer do Ravens e existem muitas explicações para isso. Não gosto dessa história de ficar colocando desculpa para derrotas porque o passado já passou mas se revisarmos a temporada passada o time de Baltimore foi mais do que as 5 vitórias que a tabela mostrou.

Como assim mais do que essas 5 vitórias?

Simplesmente não podemos levar o futebol americano apenas pelos números. O jogo é muito maior do que isso e tem vários fatores que influenciaram a tal decepção. O fator mais importante foi a contusão dos 2 All-Pro cornerbacks titulares Chris McAllister e Samari Rolle. Os dois que apesar de muitos dizerem que Samari Rolle não era mais o que jogou no Titans ele mostrou muito em várias partidas e o Chris McAllister é um dos melhores corners da NFL e mostrou isso quando jogou no sacrifício contra o Patriots e fez um trabalho que poucos conseguiram para parar o Randy Moss. Outra contusão importantíssima foi a do Trevor Pryce que havia feito 13 sacks na temporada 2006/07 e o Ravens mostrou dificuldades no Pass Rush essa temporada sendo que o líder em sacks foi o Terrell Suggs com apenas 4 sacks. Outro fator foi o mal desempenho dos QBs. O primeiro jogo do Baltimore foi contra o Bengals e McNair e Kyle Boller conseguiram cometer 6 turnovers e ainda a defesa quase conseguiu ganhar o jogo. McNair terminou a temporada com 2 TDs e 9 interceptações, ou seja totalmente ridículo o desempenho dele.

Como ter esperanças de uma temporada muito melhor?

Temos uma coordenação totalmente reformulada e não perdemos o Rex Ryan que vai ajudar a manter o nível da defesa. John Harbaug é um técnico motivador e o time vai precisar disso para vencer mais porque apesar de muitos duvidarem os talentos estão lá e acreditem temos bastante talento inclusive no ataque. O grupo de WRs que muitos questionam tem peças de talento como o Derrick Mason, Mark Clayton e Demetrius Willians(chamado de Spider-Man por seus companheiros de time) e não podemos esquecer de Todd Heap que é um dos melhores TEs recebedores da liga. Não funcionaram o ano passado principalmente por causa das atuações patéticas dos Quarterbacks.

O talento do ataque não para por aí o principal da última temporada foi o Running Back Willis McGahee que correu mais de 1000 jardas na temporada contra defesas que sabiam que o passe estava fraco e ficaram focadas no jogo corrido e mesmo assim ele mostrou todo seu talento. A linha da temporada passada era jovem e mesmo assim não deixou a desejar e próxima temporada poderemos ver grande atuações de Jared Gaither, Ben Grubbs, Chris Chester, Jason Brown e de um dos melhores Tackles da NFL se ele decidir não se aposentar o veterano Jonathan Ogden. Acho que Cam Cameron fará um bom trabalho e poderemos ver um ataque muito melhor nessa próxima temporada.

A melhor parte ainda está na defesa. Com a volta de Trevor Pryce, Samari Rolle e principalmente Chris McAllister poderemos fazer ainda mais do que a defesa fez na última temporada. Faz alguns anos que a defesa do Baltimore causa pânico nos adversários e na última temporada não foi diferente mas o problema é que o nosso melhor CB disponível em várias partidas era o Corey Ivy que é muito bom mas não é do mesmo nível que C-Mac e Rolle portanto isso facilitava as jogadas aéreas dos ataques adversários porque apesar de parecer que o time tomou muitos pontos o jogo corrido dos adversários foram anulados ou muito bem defendidos pelos DLs e LBs de Baltimore. O estragos sempre vieram do jogo aéreo mas vai ficar mais difícil pro adversário já que a melhor secundária da NFL estará de volta e esperamos que todos saudáveis.

Por esses motivos eu confio muito na possibilidade de Baltimore ir nos playoffs na próxima temporada agora só podemos esperar pra ver o que J.Harbaugh vai fazer e se todos os jogadores estarão saudáveis e prontos para uma nova temporada. A mudança pode ser tão grande para um time que não teve tantas mudanças no seu elenco que é até difícil acreditar que o mesmo time pode fazer temporadas tão distintas.

Nenhum comentário: