terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Sejam Bem-Vindos Ao Caos Organizado


A defesa do Baltimore Ravens mantém uma tradição de mais de uma década com excelentes defesas. Em 2000 o Ravens tinha uma das melhores se não a melhor defesa da história da NFL. Vários coordenadores desde então viraram Head Coaches em outros times (Del Rio, Marvin Lewis, Mike Singletary). Sempre com uma defesa forte o Ravens sempre mostrou ter um time competitivo mesmo com ataques de baixo nível. O estilo de defesa do Ravens mudou muito desde o seu único superbowl conquistado.


O único coordenador que restou daquela defesa histórica foi o hoje assistente técnico e coordenador de defesa Rex Ryan. Rex Ryan vem de uma família de grandes coordenadores de defesa. Seu pai Buddy Ryan é considerado um gênio quando se trata de defesa. Buddy Ryan revolucionou o futebol americano com a defesa 4-6 do Chicago Bears. O irmão gêmeo de Rex Ryan é coordenador defensivo do Oakland Raiders e quando eles se enfrentam alguns consideram como o Ryan Bowl.


Ao contrário das defesas dos anos anteriores a defesa de Baltimore após Ryan assumir o controle não possui uma formação que se pode dizer padrão. Rex Ryan sabe aproveitar como poucos a versatilidade de seus jogadores. Adalius Thomas quando estava em Baltimore jogava desde Safety a Defensive End. Essa temporada, jogadores como Justin Bannan e Haloti Ngata (DTs) conseguiram interceptações por causa do esquema de coberturas que Ryan faz onde Ngata cobre e o alguns LBs vão para blitz. Pacotes com três jogadores leves na DL (Suggs, Pryce e JJ) outros com Bart Scott ou Ray Lewis de safety confundem o quarterback e a OL adversária. Overload Blitzes ou formações com apenas dois DLs também fazem parte da estratégia de Baltimore.


Um diferencial da defesa do Ravens pra outras defesas que gostam de pressionar o quarterback é a habilidade de não mostrar quem vai para blitz. Jogadas onde oito ou nove jogadores ameaçam a blitz e apenas três jogadores no total vão pressionar o quarterback. Isso confunde muito a cabeça do quarterback e do center na hora de avisar sua linha por onde vem as blitzes. Muitas outras formações onde quem ameaça blitz não vai e quem está mostrando que vai ficar na zona vai pra blitz e assim acham buracos na OL adversária e pressionam o QB como poucas defesas conseguem fazer.


Essa defesa ainda conta com dois jogadores capazes de ler defesas e mudar totalmente a jogada de acordo com o que é visto. Ray Lewis e Ed Reed são jogadores diferenciados e considerado por muitos jogadores do Hall da Fama quando se aposentarem. Lewis lidera essa defesa há muito tempo e não deixam ninguém baixar a cabeça pra nenhum adversário. “Atualmente não há um general maior do que Ray Lewis” – disse Terrell Suggs após um jogo do Ravens. Na secundária o líder Ed Reed mantém o espírito da equipe acesso e sua habilidade de fazer jogadas está sendo cada dia mais reconhecida por todos os especialistas da NFL.


Em Breve falarei sobre os 11 titulares da defesa do Ravens.

Nenhum comentário: