quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Herói Fora Das Estatísticas: Haloti Ngata



Etuini Haloti Ngata está em sua terceira temporada como jogador do Ravens e apenas sua primeira como Nose Tackle na equipe. Ngata mostra sua habilidade atlética muito antes da NFL. Em sua escola de segundo grau, Ngata foi titular na linha defensiva (DL) durante três anos e em 2002 Ngata jogou no U.S Army All-American Bowl (um Pro-Bowl do segundo grau).Haloti ainda jogou rúgbi no segundo grau ajudando o time da sua escola ir para o campeonato nacional de rúgbi.


No college Ngata não pode jogar sua primeira temporada porque ele se machucou (rompeu ligamento cruzado), mas nas suas duas ultimas temporadas Ngata jogou e muito bem totalizando 104 tackles, 17 tackles pra perda e 6,5 sacks. Ngata ainda foi All-America em 2005.


Ngata foi para a NFL antes de se formar na universidade porque sua mãe estava doente. Ngata foi escolhido na 12ª escolha da primeira rodada pelo próprio Ravens. Em seu jogo de estréia Haloti já teve uma interceptação que ele correu pra 60 jardas, mas saiu pouco antes do touchdown. Em 2008 Ngata fez duas interceptações e 55 tackles além de um sack e desviou cinco passes. Porém Haloti Ngata tem não pode ser observado só pelos números como a maioria dos DLs de uma defesa 3-4 como a do Ravens. Haloti tem uma função monstruosa no jogo corrido e Ray Lewis já disse que com eles lá fica muito mais fácil de fazer as jogadas.


Quando perguntaram ao Ngata se ele acha que deveria receber mais reconhecimento sua resposta foi bem clara. “Se você espera reconhecimento não é na DL que você vai ter” - respondeu Haloti. “Eu fico feliz que os linebackers fazem as jogadas porque nem sempre tive alguém que executasse as jogadas como Ray Lewis ou os outros LBs”.- finalizou.



Mais um excelente jogador da DL do Baltimore todos do Ravens ficaram desapontados quando souberam que Ngata não foi convocado para o Pro-Bowl esse ano. Ngata está apenas na sua 3ª temporada e muitas outras virão com muitos Pro-Bowls (pelo menos assim espero).

Nenhum comentário: