quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Ouvindo o Adversário: Pittsburgh Steelers


Fiz umas perguntas ao membro do fórum oQuarterback Pidots (que também é integrante da equipe do blog Steelers Brasil) sobre o jogo do Ravens contra o Steelers. Pidots é um torcedor do Steelers e esse espaço serve para mostrar a visão dos torcedores dos nossos adversários sobre os jogos.

Venom: Os jogos entre Steelers e Ravens foram muito apertados essa temporada, você acha que o terceiro vai ser diferente?

Pidots: Acho que não. O primeiro jogo acabou no Overtime e o segundo acabou num TD (duvidoso) no ultimo minuto. Acho que esse jogo será tão disputado quanto os outros, talvez até mais. Alem de valer o título da AFC e a vaga no Superbowl, a rivalidade entre os dois times vai fazer com que cada jogador se entregue ao máximo em campo e não desista da vitória até o ultimo segundo de jogo. E a tendencia é de que em um jogo entre defesas tão fortes o placar não passe de uma posse de bola, o que dá chances à equipe que estiver em desvantagem até o fim do jogo.

Venom: Quais confrontos você acha que serão mais importantes no jogo (Ex: Lbs do Ravens contra Willie Parker)?

Pidots:Acho que Big Ben contra a secundaria do Ravens. Nos dois jogos da temporada regular a defesa contra passe do Ravens era o ponto menos forte da defesa e Big Ben soube se aproveitar e teve boas partidas, sendo o maior responsavel pelas vitórias do Steelers. Dessa vez a secundaria do Ravens parece estar mais forte do que estava na temporada regular então esse matchup, na minha opinião, é ainda mais crucial, até porque o ataque do Steelers provavelmente não vai conseguir correr contra Ngata, Lewis, Scott e cia.

Venom: Como o Steelers vencerá a defesa do Ravens?

Pidots: Acredito que a melhor maneira de enfrentar a defesa do Ravens é passando a bola. Big Ben conhece bem essa defesa e sabe explorar os pontos menos fortes dela. Alem disso o jogo corrido do Steelers (Willie Parker principalmente) historicamente não tem grande sucesso contra a defesa do Baltimore. Big Ben tem bons alvos em Ward, Holmes, Miller, Washington e Moore e deve explorar bem cada um desses alvos para ter sucesso contra o Ravens.

Venom: Willie Parker teve problemas com contusões recentemente, será que ele tem condições físicas pra agüentar um jogo contra a forte defesa de Baltimore?

Pidots: Pela primeira vez desde a semana 3 (jogo contra o Eagles) ele (Parker) disse estar inteiro então acredito que ele tem sim condições físicas para enfrentar Ray Lewis e cia. No ultimo jogo entre as equipes ele jogou com uma contusão no ombro. Não teve uma boa partida, é verdade, mas é raro alguem ter contra essa defesa contra jogo corrido do Ravens e ele pelo menos saiu inteiro da partida. Acho que o Steelers inclusive tentará correr mais do que tentou nos outros confrontos justamente pelo fato de finalmente contar com Parker inteiro e tambem pelo sucesso que o jogo corrido teve com a volta da I-Formation.

Venom: Esse jogo tem sido muito comentado no mundo do futebol americano, mas tem algum fato ou algum jogador que você acha que vai aparecer bem no jogo e não está sendo observado?

Pidots: Do lado do Baltimore acho que o NT Haloti Ngata é um jogador que as vezes é esquecido pela mídia e torcedores dos outros times em geral. É um jogador que faz muito bem sua principal função, que é ocupar espaço no meio do campo, e ainda faz ótimos tackles (muitos deles "for loss" ou "no gain") e consegue quebrar muitas jogadas do ataque adversário. É um NT dominante. No lado do Steelers acho que o DE Aaron Smith é um jogador que normalmente não atrai holofotes da mídia em geral mas é um DE extremamente dominante. Consegue, assim como Ngata, fazer ótimos tackles, quebrar jogadas, conseguir penetração no backfield e ainda faz um alto número de sacks para um DE de defesa 3-4. Em um jogo onde os dois times tentarão estabelecer o jogo corrido para tirar pressão dos seus QBs acredito que a atuação desses 2 jogadores será essencial para o sucesso de suas respectivas defesas.

Nenhum comentário: